sexta-feira, 18 de maio de 2012

Yan Gomes é integrado ao elenco do Toronto e pode se tornar primeiro brasileiro na MLB

 
Uma grande notícia para o beisebol aconteceu nesta quinta-feira na Major League Baseball: Yan Gomes, de 24 anos foi promovido para o Toronto Blue Jays e irá compor o elenco, no lugar do primeira base Adam Lind, que por viver um momento ruim estará se recuperando na segunda equipe da franquia, em Las Vegas. Com isso as chances do primeiro brasileiro atuar na principal liga são maiores e pode ocorrer na próxima partida diante do New York Yankees, em casa.

Lind sempre foi um jogador de potência rebatendo, mas nesta temporada os seus números são pífios: em 34 jogos mandou 3 bolas para o outro lado muro, impulsionou 11 corridas, .186 de aproveitamento, além de cometer 5 erros defensivamente. É nítido que a confiança do atleta é baixa e a decisão do manager John Farrell foi a melhor solução.

Já Gomes mostrou que pode atuar em três posições diferentes: receptor, primeira e terceira base e ofensivamente pode ser uma peça interessante na forte escalação do Toronto: 5 home runs, 22 corridas impulsionadas e .359 de aproveitamento. Isto é reflexo do forte trabalho da franquia nas ligas menores, que renderam grandes nomes, como J.P. Arencibia, Brett Lawrie e Eric Thames.
 

Gomes possui bons números ofensivos e é versátil defensivamente


Outro motivo que levou o brasileiro a MLB é que Lawrie foi suspenso por quatro partidas por quase agredir o juiz principal, na terça-feira, perante o Tampa Bay Rays e como Gomes é um atleta versátil no infield é mais uma opção que os Blue Jays ganham.

Diferente de Paulo Orlando e André Rienzo, jogadores conhecidos do público brasileiro, Yan se mudou cedo para os Estados Unidos, com apenas 12 anos, nisso ele se formou e se destacou no beisebol universitário até ser draftado na 39ª posição, em 2008 pelo Boston Red Sox, mas não assinou contrato, nisso ele aprimorou a sua técnica por mais um ano e fechou um vínculo com o Toronto Blue Jays e desde 2010 impressiona a todos os dirigentes e staff de técnicos pela sua potência no ataque e como o time é especialista em home runs, Gomes pode ter certeza que está no lugar certo para aparecer ao mundo.

Esperamos que este seja o primeiro passo da ascensão brasileira no beisebol profissional e que o aparecimento de Yan Gomes abre as portas para que novos talentos que estão emergindo nas ligas menores consigam um lugar entre as 30 franquias que compõem a MLB.

Caso ele estreie nesta quinta-feira, o jogo será às 20h07 horário de Brasília, não custa nada ficar sintonizado e quem sabe presenciar um momento histórico no esporte brasileiro.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário